Topo

Perfil


Deputado Sarto

José Sarto Nogueira Moreira (Acopiara, 13 de fevereiro de 1959) é médico e político brasileiro. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), José Sarto foi reeleito em 2018 para o sétimo mandato consecutivo de deputado estadual com 68.937 votos em 160 dos 184 municípios cearenses. No dia 1º de Fevereiro de 2019 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para o biênio 2019-2020.

Ao longo de 30 anos de vida pública, Sarto acumulou experiência ocupando diversas posições estratégicas da política cearense. Foi líder do Governo Cid Gomes, vice-presidente da Assembleia e presidente de diversas comissões importantes, inclusive de Constituição, Justiça e Redação. Também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurou fraudes no Seguro DPVAT

Ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Tem como principal bandeira a defesa da saúde pública. Durante o biênio 2013/2014, na liderança do Governo Cid Gomes, defendeu a iniciativa de fazer uma chamada pública para realização de cirurgias eletivas, ajudando a diminuir a fila de espera nos hospitais da rede pública no Ceará.

Também apresentou o projeto de indicação 07/2013, que deu origem ao Programa de Educação e Defesa da Vida dos Condutores de Motocicletas e Motonetas que exercem atividade remunerada (Promotos), estabelecido pela Lei 15.338, de 23 de abril de 2013. Com isso, mototaxistas e motofretistas estão sendo capacitados com financiamento do Governo do Ceará, proporcionando mais segurança no trânsito.

Como líder do Governo, Sarto foi relator e defensor de praticamente todos os projetos de lei encaminhados pelo governador Cid Gomes. Projetos importantes como os que criaram cargos para milhares de servidores estaduais entre professores, policiais civis e militares, agentes penitenciários e peritos criminais.

Sarto é natural de Acopiara, interior do Estado. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia, trabalhou no Jackson Memorial Hospital em Miami, na Florida. Recentemente, ingressou no mestrado de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Fala inglês, francês e ale

Nome completo
José Sarto Nogueira Moreira

Nome parlamentar
José Sarto

Partido
Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Profissão
Médico Ginecologista e Obstetra

Atividades públicas
Deputado Estadual

Aniversário
13/02

Redes Sociais
Instagram: @dr.sarto
Twitter: @drsarto
Facebook: @drsarto.nogueira