Topo

Perfil


Deputado Sarto

José Sarto Nogueira Moreira, conhecido como Dr. Sarto, foi reeleito em 2018 para o sétimo mandato consecutivo de deputado estadual, obtendo 68.937 votos em 160 dos 184 municípios cearenses. Atualmente, é vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.

Ao longo de 30 anos de vida pública, acumulou experiência ocupando diversas posições estratégicas da política cearense. Foi líder do Governo Cid Gomes, vice-presidente da Assembleia e presidente de diversas comissões importantes, inclusive de Constituição, Justiça e Redação. Também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

Ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Tem como principal bandeira a defesa da saúde pública. Durante o biênio 2013/2014, na liderança do Governo Cid Gomes, defendeu a iniciativa de fazer uma chamada pública para realização de cirurgias eletivas, ajudando a diminuir a fila de espera nos hospitais da rede pública no Ce

Também apresentou o projeto de indicação 07/2013, que deu origem ao Programa de Educação e Defesa da Vida dos Condutores de Motocicletas e Motonetas que exercem atividade remunerada (Promotos), estabelecido pela Lei 15.338, de 23 de abril de 2013. Com isso, mototaxistas e motofretistas estão sendo capacitados com financiamento do Governo do Ceará, proporcionando mais segurança no trânsito.

Como líder do Governo, Sarto foi relator e defensor de praticamente todos os projetos de lei encaminhados pelo governador Cid Gomes. Projetos importantes como os que criaram cargos para milhares de servidores estaduais entre professores, policiais civis e militares, agentes penitenciários e peritos criminais.

Sarto é natural de Acopiara, interior do Estado. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia, trabalhou no Jackson Memorial Hospital em Miami, na Florida. Recentemente, ingressou no mestrado de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Fala inglês, francês e alemão.

Nome completo
José Sarto Nogueira Moreira

Nome parlamentar
Dr. Sarto

Partido
Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Profissão
Médico Ginecologista e Obstetra

Atividades públicas
Deputado Estadual

Aniversário
13/02